terça-feira, 26 de abril de 2016

Tempo seco aumenta as preocupações com queimadas

Os ventos do Outono estão chegando! Bom demais, não é mesmo? Mas eles também trazem uma enorme preocupação: as queimadas. Com pouca chuva, a estação deixa as áreas mais secas e propensas a ações do tempo e do homem.

Os dias secos e o calor extremo são fatores que contribuem para aumentar a ocorrência de incêndios nas áreas de mata. Mas boa parte das queimadas pode ser evitada com pequenas atitudes e mais cuidado com o meio ambiente. 

Ao destruir a cobertura vegetal, as queimadas ocasionam uma série de outros problemas, como diminuição da qualidade do ar, perda de biodiversidade, problemas no solo e destruição da vegetação que protege corpos d’água podendo agravar ainda mais a crise deste recurso.

Você pode ajudar a evitar queimadas neste período de estiagem com algumas atitudes simples:

Não jogue bitucas de cigarros, latinhas e vidros na estrada ou em grandes avenidas.
Não deposite lixo, especialmente vidro, em terrenos baldios.
Não queime lixo.
Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei Federal nº 9605/98. O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até a quinta-feira (dia 21) o Estado tinha registrado 563 focos de queimadas, contra 307 do ano passado. Este ano, o número de incêndios é maior que em 2014, quando São Paulo teve a maior seca dos últimos 90 anos. No mesmo período daquele ano, foram 350 focos.

De acordo com a Polícia Civil, atear fogo em mato é crime previsto no artigo 250 do Código Penal e sujeita o autor a pena de três a seis anos de prisão, além de multa. O infrator também pode ser autuado com base nas leis de proteção do meio ambiente.

Ajude cuidar do meio ambiente!

Fontes: www.sosma.org.br; http://bit.ly/1NJqBIn

Nenhum comentário:

Postar um comentário